Star+

Thank You, Goonight: A História de Bon Jovi – Curiosidades sobre a banda

Thank You, Goodnight A História de Bon Jovi

Composta por quatro episódios, Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi chegou na última sexta-feira, 26 de abril, exclusivamente ao Star+. A produção oferece um olhar inédito do passado épico e do futuro incerto de uma das bandas mais conhecidas do mundo e de seu vocalista, Jon Bon Jovi. Uma odisseia de 40 anos de rock and roll que se vê à beira do abismo, quando uma lesão vocal ameaça acabar com tudo subitamente.

A produção apresenta a banda em fevereiro de 2022, acompanhando-a em tempo real e em todos seus altos e baixos enquanto tentam planejar seu futuro. A história de um talento único é emocionante, mas o mais extraordinário é ver uma lenda como Jon Bon Jovi se mostrando ao mundo em seus momentos mais vulneráveis

E para entrarmos no clima de Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi, o Star+ separou cinco curiosidades sobre a banda e seu líder. Confira:

Como tudo começou

Pessoas posando para fotoDescrição gerada automaticamente

Ainda adolescente, John Francis Bongiovi, mais conhecido como Jon Bom Jovi, aprendeu a tocar violão com seu vizinho e se apaixonou pela música. Ele decidiu criar uma banda para tocar nos bares da cidade e aos 16 anos, através de um amigo em comum, conheceu o tecladista David Bryan. Juntos, faziam parte da banda cover Atlantic City Expressway.

A banda não durou muito, já que os integrantes eram adolescentes e sentiam a pressão de ir para uma faculdade. Jon, já sabendo sua vocação para música, decidiu criar um novo grupo musical chamado “Jon Bongiovi and the Wild Ones”, que também não ficou na estrada por muito tempo, pois o vocalista se mudou para Nova York atrás de outras oportunidades.

Na cidade grande, Jon começou a trabalhar na gravadora PowerStation Studios, onde seu primo Tony Bongiovi era co-produtor, e lá aprendeu tudo sobre música ao acompanhar bandas como Aerosmith, Ramones e Talking Heads. No começo dos anos 80, Jon gravou uma demo da música “Runaway”, que logo se tornou um single. Com o sucesso da canção, o vocalista precisava de uma banda e decidiu chamar seu antigo colega David Bryan para uma nova tentativa. Bryan convidou Alec John Such e Tico Torres para se juntarem a eles e, em seguida, conseguiram um contrato com a gravadora Polygram, lançando, assim, seu primeiro disco, que acabou levando o nome de seu primeiro grande sucesso.

A origem do nome do grupo se deve por uma brincadeira. Durante uma reunião, uma pessoa da gravadora sugeriu que fizessem um trocadilho com o sobrenome de Jon, assim como a banda “Van Halen”, que leva o nome de um dos integrantes como se fossem duas palavras, nascendo assim “Bon Jovi”.

A incrível relação de Bon Jovi com o Brasil

Bon Jovi já desembarcou diversas vezes no Brasil ao longo dos anos e já subiu aos palcos de diversas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Porto Alegre. As primeiras apresentações da lendária banda em solo nacional foram em janeiro de 1990 no festival Hollywood Rock, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e, desde então, o grupo conta com shows marcantes no Brasil, como as apresentações das edições de 2013, 2017 e 2019 do Rock in Rio.

FOTOS: Bon Jovi no Rock in Rio 2013 - fotos em Rock in Rio 2013 - g1

Jon Bon Jovi durante sua apresentação no Rock in Rio 2013

Mas não foi apenas em cima dos palcos que Jon Bon Jovi e seu grupo se aventuraram em terras brasileiras. Uma das passagens mais marcantes e curiosas foi a participação do vocalista na novela Malhação, da Rede Globo, em 1990. Contracenando ao lado da atriz Luana Piovani, o astro interpretou o roqueiro John Bongiovi. A participação aconteceu com o objetivo de promover o segundo álbum de estúdio da banda, chamado “Destination Anywhere” e lançado no mesmo ano.

Malhação 1997: estreia de Thiago Lacerda e participações de Ronaldo e Jon Bon  Jovi; veja curiosidades | Mundo de novela | gshow

O cantor Jon Bon Jovi em sua participação da novela Malhação da Rede Globo em 1997

Na mesma época, Jon Bon Jovi também participou do programa Planeta Xuxa, apresentado por Xuxa Meneghel, além de se apresentar com sua banda no Domingão do Faustão.

Bon Jovi no cinema (e nas séries)

Moonlight Valentino Jon Bon Jovi Elizabeth Foto stock editorial - Imagem  stock | Shutterstock Editorial

Jon Bon Jovi e Elizabeth Perkins no longa O Jogo da Verdade, de 1995

Não foi apenas nos palcos que Jon Bon Jovi se destacou. O músico de 62 anos também se aventurou no mundo do cinema e televisão, atuando em filmes como Jovens Demais Para Morrer (1990), O Jogo da Verdade (1995), Pucked (2006) e Noite de Ano Novo (2011), além de ter feito participações na segunda temporada da série Sex And The City em 1999 e na quinta temporada de Ally McBeal em 2005.

Músicas da banda também podem ser ouvidas nas trilhas sonoras de diversas obras, como nas séries How I Met Your MotherTodo Mundo Odeia o ChrisGrey’s Anatomy e Stranger Things, além de também tocarem em longas de sucesso como Shrek (2001) e Armaggedon (1998).

Bon Jovi e a filantropia

Jon Bon Jovi's JBJ Soul Foundation gives $100k grant to support Hoboken  veterans center - Hudson County View

Jon Bon Jovi também mostra ser um grande artista e uma grande pessoa através de seu trabalho filantrópico. O cantor é dono da ONG JBJ Soul Foundtation, que ajuda pessoas de todo os Estados Unidos a terem acesso à moradia e alimentação.

Além disso, a organização também possui o braço chamado JBJ Soul Kitchens, que ajuda a alimentar pessoas carentes em Nova Jérsei, cidade natal do astro.

No dia 1º de março de 2024, durante a MusiCares de 2024 – festa pré Grammy – Jon Bon Jovi subiu ao palco ao lado do músico Bruce Springsteen para receber o prêmio de Personalidade do Ano por ser trabalho filantrópico.

Falando em prêmios…

Bon Jovi: Bon Jovi at the 2010 European Music Awards

A banda após receber o prêmio de Ícone Global no MTV Europe Music Awards 

Com 15 álbuns de estúdio e dois outros ao vivo, a banda venceu a categoria de Melhor Dueto Country do Grammy Awards de 2007 pela canção “Who Says You Can’t Go Home”. O single também levou o prêmio de Melhor Música de Rock no People’s Choice Awards do mesmo ano.

Um ano antes, a banda entrou oficialmente no UK Music Hall da Fama. Já em 2010, durante o MTV Europe Music Awards, Bon Jovi ganhou o prêmio de Ícone Global, sendo considerada a Banda com Maior Influência Global.

Somando com os citados acima, a banda acumula mais de 17 prêmios, tendo vencido categorias e sendo homenageada em grandes premiações ao longo dos anos, como o MTV Video Music Award, American Music Award, My VH1 Music Awards, entre outros.

Todos os episódios de Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi já estão disponíveis exclusivamente no Star+.

Avatar

Édipo Pereira

About Author

Você pode gostar

The Walking Dead: Dead City
Star+

The Walking Dead: Dead City estreia em junho nos EUA

A AMC revelou que The Walking Dead: Dead City, série derivada com Maggie (Lauren Cohan) e Negan (Jeffrey Dean Morgan)
Britannia
Star+

Britannia: Série é cancelada pela Sky após 3 temporadas

Segundo a Deadline, a Sky cancelou a série Britannia, estrelada por David Morrissey, após sua terceira temporada. Estrelada por Morrissey