Star Wars: Ahsoka – trajetória de Rosaria Dawson
No dia 23 de agosto, estreia na Disney+ os dois primeiros episódios de Star Wars: Ahsoka, produção live-action da Lucasfilm centrada em Ahsoka Tano, personagem criada por Dave Filoni em colaboração com George Lucas. Nesta nova produção, ambientada após a queda do Império, Tano lidera a investigação de uma ameaça emergente para uma galáxia ainda vulnerável.
No entanto, a nova história não marca apenas um começo, ela representa o fim de uma jornada. Para a atriz Rosario Dawson, que dá vida a Ahsoka na versão live-action, a série é o ápice de uma trajetória intensa e emocionante que começou da maneira mais inesperada muito antes da atriz entrar para a saga.
DAVE FILONI MIRA DIRETAMENTE NO CORAÇÃO DOS FÃS
A jornada de Dawson para se tornar Ahsoka Tano começou, na verdade, anos atrás, quando a personagem se juntou ao universo animado de STAR WARS vindo da mente do diretor, produtor e roteirista Dave Filoni em colaboração com George Lucas. Tano fez sua primeira aparição no filme de animação de 2008 STAR WARS: THE CLONE WARS, dirigido por Filoni, e depois passou a fazer parte do elenco de personagens da aclamada série animada de mesmo nome que durou sete temporadas e que tinha Filoni como criador e showrunner (ambos os títulos estão disponíveis no Disney+). Anos depois, a personagem também fez parte da série animada Star Wars Rebels, disponível no serviço de streaming, bem como da minissérie animada original do Disney+ Star Wars: Histórias dos Jedi, lançada em 2022 exclusivamente na plataforma.
Uma Padawan do Jedi Anakin Skywalker durante as Guerras Clônicas, Ahsoka Tano foi uma respeitada líder e guerreira sintonizada com o lado luminoso da Força. Ahsoka se tornou uma formidável lutadora antes do Império mudar o rumo da história galáctica. Embora tenha se distanciado da Ordem Jedi, ela continuou defendendo aqueles que lutavam pela paz e justiça na galáxia muito depois da queda da República.
Quando se tratou de expandir o universo de STAR WARS e de explorar os caminhos que muitos de seus personagens seguiriam em live-action, Lucas, Filoni e o restante da equipe criativa da Lucasfilm souberam imediatamente que Ahsoka não poderia ficar de fora.
UMA CAMPANHA COM O PODER DA FORÇA
Diante do desafio de encontrar a atriz ideal para dar vida a Ahsoka, os realizadores atenderam a um pedido vindo do lugar mais improvável: o Twitter. Em fevereiro de 2017, Dawson respondeu com entusiasmo um tweet de um fã propondo que ela interpretasse a personagem. A ideia se espalhou rapidamente pela comunidade de STAR WARS na rede social até chegar à Lucasfilm, que ecoou o pedido e chamou a atriz para o papel.
Três anos depois da campanha no Twitter, Ahsoka Tano ganhou vida em live-action interpretada por Rosario Dawson na segunda temporada da série original do Disney+ Star Wars: The Mandalorian, mais precisamente no episódio “O Que Acredita”. Dois anos depois, ela voltou a encantar os fãs no episódio 6 (“Do Deserto Vem Um Estranho”) da série original do Disney+ O Livro de Boba Fett.
ROSARIO É AHSOKA, AHSOKA É ROSARIO
Em Star Wars: Ahsoka, a amada personagem da saga se prepara para assumir o protagonismo e seguir sua jornada. “É a hora de Ahsoka aparecer de uma maneira que nunca vimos antes. Rosario é tão contundente, ela veio com tudo e sabe o que está fazendo”, garante Filoni, criador e produtor executivo da nova série.
Star Wars: Ahsoka chega ao Disney+ em 23 de agosto com os dois primeiros episódios e em seguida, novos episódios serão lançados todas as quartas-feiras.