Posse de terra é tema de último episódio de série sobre conceito de propriedade
O quarto e último episódio da série “O que Possuímos? – O Conceito de Propriedade ao Redor do Mundo” traz um tema que gera debates, polêmicas e disputas há centenas de anos: a posse de terra. A produção, da Arte France e Archipel 33, é dirigida por Gérard Mordillat, Christophe Clerc e Bertrand Rothé, e desde o episódio de estreia traz a discussão sobre como diversas sociedades lidam com a lógica de propriedade.
O capítulo começa com a dicotomia entre a propriedade como um direito natural e sagrado e como uma criação do Estado, retomando tempos remotos, há cerca de mil anos, em que essa discussão já se fazia presente: o que pertencia aos reis e o que pertencia aos plebeus? Embora essa questão tenha se atualizado ao longo do tempo, o ponto de partida ainda é semelhante: a terra é de quem vive nela ou a posse é uma determinação legal – logo, concedida pelo Estado?
Para refletir sobre o tema, a série traz especialistas de diferentes áreas como filósofos, historiadores e juristas. E, para ampliar o debate, apresenta visões diferentes da tradição europeia difundida para outras partes do mundo. “Alguns povos indígenas possuem o conceito de que as mais variadas manifestações da natureza possuem seus próprios direitos de propriedade. (…) Isso significa animais e tudo o mais que faça parte do mundo natural”, revela o jurista Andreas Rahmatian, da Universidade de Glasgow.
“O que Possuímos? – O Conceito de Propriedade ao Redor do Mundo” também pode ser assistido no Curta!On – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. A série completa está na plataforma. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. A estreia do episódio é na Quinta do Pensamento, 21 de setembro, às 23h.