Pequenas Empresas & Grandes Negócios terá participações de Ana Maria Braga e Supla
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ inicia julho com um especial sobre as datas comemorativas do mês que podem movimentar os negócios, como os Dias do Chocolate (7), da Pizza (10) e do Rock (13). O programa deste domingo (30) também conta com as participações especiais da apresentadora Ana Maria Braga e do rockstar Supla falando sobre dois momentos com potencial para alavancar as vendas.
Ana Maria aconselha donos de pizzaria: “Ainda dá tempo de você faturar mais com essa data! Então, vamos com as dicas: lançar um novo sabor de pizza, fazer bastante propaganda nas redes sociais e divulgar a novidade. Fazer aquelas promoções: leve 3 pague 2! Todo mundo gosta!”. Supla, por sua vez, traz dicas para os empreendedores do rock: “Você que é dono de uma loja de camisetas, acessórios ou uma loja de disco ou tem um lugar muito da hora pra fazer um show, chama todo mundo junto, porque juntos somos todos mais fortes. All right? Come on, kids!”.
Julho também é marcado pelas férias escolares, momento em que muitas famílias se organizam para viajar, apresentando uma oportunidade para os negócios. A edição traz o caso de uma pousada que promove um passeio virtual que pode servir de inspiração para impulsionar o faturamento, ao permitir que o hóspede conheça o local antes de confirmar a hospedagem. Pedro Benício é o proprietário e aumentou em 70% o seu faturamento depois de adotar a tecnologia.
O programa também traz detalhes sobre o prêmio mais importante do setor de franchising, além de apresentar alguns vencedores da premiação ‘Melhores Franquia do Brasil’. Promovido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a celebração teve uma das categorias apresentadas por Pedro Lins, que está à frente do dominical.
No último giro junino, o dominical vai até a cidade de Lagarto, no Sergipe, para mostrar uma empreendedora que dá sequência a uma tradição familiar ao costurar roupas para os festejos de São João. Juliana começou fazendo trajes para seu próprio uso e, ao notar que seu estilo fazia sucesso, resolveu ampliar a produção e começar a vender. Hoje ela toca o negócio junto com a mãe.
Encerrando o programa, um empreendimento que sobrevive ao tempo, ao se adaptar e encontrar novos públicos. É o caso da única fábrica de “masters” de vinil do país, que consiste em um disco físico, a partir do qual são feitas as cópias em vinil. Michel, dono do negócio, encontrou uma prensa de uma antiga gravadora em um ferro-velho, comprou a máquina e hoje produz tiragens de vinis para diferentes empresas do Brasil. “O meu primeiro trimestre de 2023, comparando com o de 2024, eu tive um aumento de 21% de produção da mesma época do ano passado”, comenta o empresário.
Ainda nesta edição, aproveite a ‘Dica do Bacca’ para descobrir se uma empresa está realmente dando lucro. O repórter Marcelo Baccarini ensina a calcular o faturamento e o lucro de um negócio.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar aos domingos, logo após o ‘Globo Comunidade’. O programa tem direção geral de Bianca Lopes, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Antonio Stotz.