Streamings

MUBI: confira os destaques do streaming em junho de 2024

Lady, de Ira Sachs disponível na MUBI

No Mês do Orgulho LGBTQ+, a MUBI apresenta a coleção Um Lugar Só Nosso: Espaços Queer no Cinema, que homenageia o reino subversivo, apaixonado e frequentemente irreverente do cinema queer, suas pessoas e espaços. De clássicos cult como Querelle, de Rainer Werner Fassbinder, até o inovador Paris is Burning, de Jennie Livingston, este especial destaca a resiliência das histórias queer e celebra os ícones LGBTQ+ que pavimentaram o caminho.


But I’m a Cheerleader, 1999

ORGULHO SEM PRECONCEITO

Ainda no contexto do Orgulho LGBTQ+, chega à programação da MUBI o aclamado But I’m a Cheerleader, em que Natasha Lionne interpreta uma animadora de torcida enviada a um acampamento de conversão depois de ser acusada de ser lésbica. Com um elenco que inclui RuPaul e Clea DuVall e referências ao trabalho de John Waters, o filme utiliza de um senso de humor satírico para abordar a construção social dos papéis de gênero e a heteronormatividade.


Bye Bye Brasil, 1980

ESTRADAS PARA O BRASIL: DIA DO CINEMA BRASILEIRO

Em celebração ao Dia do Cinema Brasileiro, a MUBI apresenta uma coleção de três road movies, cada um capturando um momento único da cinematografia do país. A jornada começa com Bye Bye Brasil, o clássico de Carlos Diegues com Betty Faria, José Wilker e Fábio Júnior, e segue com Cinema, Aspirinas® e Urubus, de Marcelo Gomes, que tem como pano de fundo as paisagens do sertão da Paraíba. A viagem se encerra com Estrada para Ythaca, um filme em que os próprios diretores (Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes) interpretam os personagens, quatro homens que partem em busca de um amigo perdido.


El Motoarrebatador, 2018

CINEMA ARGENTINO

O cinema abre uma janela para as especificidades do lugar de onde emerge, dando vida ao caldeirão das tradições culturais, idiomas e contexto político. A coleção contínua Cinema Argentino destaca algumas das vozes cinematográficas mais inovadoras que a Argentina tem a oferecer. Este mês, chegam à plataforma três obras de Pablo Trapero, Família RodanteLeonera e Do Outro Lado da Lei, e El Motoarrebatador, de Augustín Toscano.


Buffalo ‘66, 1998

LOUCOS DE AMOR

Neste Dia dos Namorados, a MUBI apresenta uma seleção de filmes que exploram relacionamentos moralmente questionáveis, em contraste com as tradicionais histórias de boy meets girl. De contos de amor excêntricos como Buffalo ’66 e Ata-me!, até o drama psicossexual A Professora de Piano, cada título deste especial oferece um vislumbre das complexidades do amor e da conexão humana.


Clowns, 2016

MORAL E BELEZA:
FILMES DE MARCO BELLOCCHIO

Em sua sétima década de carreira, o inconformista Marco Bellocchio e suas fascinantes histórias sobre a identidade nacional italiana permanecem na vanguarda do cinema internacional. De Salto no Vazio, que rendeu a Michel Piccoli e Anouk Aimée os prêmios de melhor atuação em Cannes, a Clowns, que examina os contornos tortuosos das relações parentais, os retratos de personagens desta coleção destacam um cineasta essencial, cujas reflexões sobre a sociedade e a relação com o passado continuam a impactar.

EXCLUSIVOS MUBI

Recentes e Excelentes

Blue Jean (Georgia Oakley, 2022)

Indicada ao BAFTA, a estreia de Georgia Oakley narra a história comovente da vida dupla de uma mulher lésbica na Grã-Bretanha da era Thatcher. Com uma atuação marcada por grande profundidade emocional, Rosy McEwen dá vida a uma protagonista que luta para ser fiel a si mesma, em um período assombrado pela homofobia.

Todo Mundo Ama Jeanne(Céline Devaux, 2022)

Ao retratar a comédia romântica com cores vibrantes, Céline Devaux troca as tradicionais batalhas entre os sexos por um confronto animado entre visões de mundo rivais. Como uma cínica e um otimista excêntrico, Blanche Gardin e Laurent Lafitte brilham com uma química perfeita nesta estreia cativante.

Kokomo City(D. Smith, 2023)

O filme de estreia de D. Smith, diretora e produtora musical trans, é um olhar cru, ousado e pouco comum sobre as vidas das trabalhadoras sexuais transgênero negras de Nova York e Atlanta. A produção, que passou pelos festivais de Sundance e Berlinale 2023, explora a dicotomia entre a comunidade negra e as mulheres trans negras, focando nas construções de gênero que as atravessam no dia a dia.

Pequenos Filmes, Grandes Nomes

Lady (Ira Sachs, 1993)

Um dos primeiros filmes do diretor Ira Sachs, este é um retrato autêntico da cena queer de Nova York nos anos 90, momento em que diretores como Todd Haynes estavam começando suas carreiras. Propositalmente ambíguo, convida o público a questionar os parâmetros difusos da sexualidade, desejo e identidade feminina.

LANÇAMENTOS MUBI

Feito na Inglaterra: Os Filmes de Powell e Pressburger
(David Hinton, 2023)

Uma celebração de dois grandes mestres do cinema, o documentário Feito na Inglaterra: Os Filmes de Powell e Pressburger, dirigido pelo premiado David Hinton, chega à MUBI em junho. Com estreia mundial no Festival Berlim de 2024, esta obra oferece o olhar pessoal e comovente de Martin Scorsese sobre a genialidade dos cineastas britânicos Powell e Pressburger. Com material de arquivo exclusivo e depoimentos íntimos, o filme investiga a profunda influência de clássicos como Os Sapatinhos Vermelhos e Narciso Negro na carreira de Scorsese.[

Avatar

Édipo Pereira

About Author

Você pode gostar

The Ark
Streamings

The Ark: SYFY renova série sci-fi para 2ª temporada

O Syfy anunciou que a série de ficção científica The Ark está renovada para sua segunda temporada (via Variety). Criada por Dean Devlin (do filme e
How To Be a Bookie
Streamings

How To Be a Bookie: Charlie Sheen estará em série do criador de Two and a Half Men

A Deadline anunciou que Charlie Sheen estará no elenco da sitcom How To Be a Bookie, nova série de Chuck Lorre, criador de “Two and a