Globo Repórter revela os segredos da nova geração de 60 anos
Na última década, a população acima dos 60 anos cresceu mais de 50% no Brasil, atingindo, pela primeira vez, um número maior do que o de jovens entre 15 e 24 anos, segundo o Censo Demográfico 2022. Ao longo do tempo, essa população veio se modificando e hoje ela é formada por empreendedores, estudantes, profissionais das mais diversas áreas, dispostos a quebrar os preconceitos da idade. Apresentado por Sandra Annenberg e conduzido pela repórter Zileide Silva, o ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 8, mostra quais as características e os segredos da nova geração sexagenária.
O Brasil tem cerca de 4 milhões de empreendedores nesta faixa etária. Uma vez por mês, Geralda Rodrigues reúne um grupo de profissionais 60+ em uma feira na garagem de casa. Em cada reunião, ela estimula outras companheiras a empreenderem na maturidade. Cabeleireira há 40 anos, durante pandemia, decidiu se reinventar e começou a costurar para fora. Aos 65 anos, Geralda tem um salão de beleza, costura e também cozinha.
Na Universidade de Brasília, um vestibular exclusivo para pessoas maiores de 60 anos resgatou a esperança de estudar em Dina Ferreira. Ela vai cursar a primeira graduação aos 61 anos, após passar em primeiro lugar no curso de Ciências Biológicas. Sobre a possibilidade de sofrer preconceitos em sala, ela afirma não se preocupar. “A idade está na mentalidade das pessoas. O céu é o limite para quem quer voar”, diz.
A antropóloga e escritora Miriam Goldenberg, autora de 30 livros, é uma referência no Brasil na pesquisa do comportamento feminino e do envelhecimento. À repórter Zileide Silva, ela conta que nunca sai de casa sem seus bloquinhos, por ser uma grande observadora do cotidiano e das pessoas. Aos 67 anos, Miriam revela que é preciso tirar as lentes da “velhofobia” e abrir os olhos para o que se é. “Liberdade é a melhor rima para a felicidade, especialmente na maturidade. Não sei se são os novos 60, digo que seriam os novos livres e corajosos”, afirma a autora.
No projeto “Donas da Rua”, de Mauricio de Souza, Miriam foi homenageada como a personagem Monica 60+. A personagem que inspirou a baixinha dentuça mais amada do Brasil, Monica Souza, de 64 anos, conta que a autora foi escolhida por conta da luta contra o etarismo. A nova série Original Globoplay “Turma da Mônica Origens”, mostra pela primeira vez os personagens na casa dos 60/70 anos, em uma bela conversa entre gerações.
O programa ainda revela novos tipos de trabalho que transformam a experiência em serviços para empresas jovens e a valorização da beleza nesta faixa etária. “Os novos 60 estão se reinventando, trabalhando, sonhando. Conhecemos 60+ que são calouros, acompanhamos modelos profissionais, pessoas que descobriram uma nova profissão. São pessoas que voam, muitas vezes, quase que literalmente. O programa está muito bonito, para acabar com preconceitos”, avisa a repórter Zileide Silva, de 65 anos.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 8, vai ao ar logo após a novela ‘Mania de Você’.