Globo Repórter mostra os benefícios da relação com os animais de estimação
Considerada uma paixão nacional, a relação dos brasileiros com os animais de estimação vai além da diversão. Os amigos ‘pet’ são cada vez mais importantes para a saúde humana, dando segurança e apoio emocional para seus donos e suas famílias. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 16, mostra os benefícios da convivência com os bichos.
Pelas ruas de Içara e Criciúma, cidades do Sul de Santa Catarina, um ônibus e seus passageiros chamam a atenção. Para transportar os alunos de casa até a creche de cães, o educador André Bressan criou o ‘Escãolar’, um ônibus que carrega até 80 cachorrinhos de segunda a sexta-feira. O repórter Jean Raulp acompanha o trajeto e mostra como é a rotina na creche e também na casa de André, que deixou a profissão de químico para cuidar dos bichos.
O educador foi um dos voluntários que esteve no Rio Grande do Sul durante as enchentes de junho, ajudando a resgatar e transportar 85 cães. A maioria dos cachorros resgatados nas enchentes foram adotados, mas a pequena Larissa demorou a encontrar um lar, até ser deixada no caminho que leva à ONG SOS Quatro Patas, em Campo Largo, e soma, desde o início de 2023 até o primeiro semestre deste ano, 1.100 resgates. Agora, Larissa ganhou uma família, uma casa e um novo nome: Mel.
Na cidade de Sorocaba, em São Paulo, a repórter Bruna Vieira conhece a história da Jady Oliveira, operadora de caixa, que afirma que nunca mais esteve sozinha desde que ganhou seu cão guia, Wally. “A relação do usuário com seu cão guia transcende a relação homem-cão, é algo muito além, eles viram parte da gente”, conta Jady, que é deficiente visual. Para se tornar um guia, o cão é treinado por cinco meses. No maior instituto da América Latina de formação e doação desses cachorros, o ensinamento começa no berço. Na reportagem, Bruna mostra como é feita essa preparação.
“É muito emocionante quando a gente conhece as histórias das pessoas que se envolvem diretamente com os bichos e têm suas vidas transformadas. Foi impressionante acompanhar a preparação dos cães no Instituto e ver como é importante a relação deles com os deficientes visuais. Como é importante eles se conectarem e formarem uma dupla perfeita que vai caminhar junta para sempre. É muito bonito ver como a vida dessas pessoas mudou”, diz Bruna Vieira.
Em uma universidade de Curitiba, um projeto tem transformado a rotina dos estudantes. Há cinco anos, a faculdade recebe a visita de vários bichinhos durante os turnos e já há dados de melhora na capacidade de aprendizagem e saúde mental dos alunos. Conhecida no Departamento de Odontologia, a Cacau, uma labradora, foi treinada para passear pelas clínicas e auxilia a equipe médica a acalmar os pacientes durante as consultas.
“Não dá para medir o quanto, mas é fato que a relação com os bichos faz muito bem para todos naquela universidade. E é impressionante ver a ciência confirmando isso, uma vez que, principalmente os cães, mas os animais de um modo geral, estão sendo usados como forma de terapia. É muito bonito ver essa relação genuína, de carinho, amizade e companheirismo entre as pessoas e os bichinhos”, afirma o repórter Jean Raulp.
A paixão pelos animais fez Edma Gomes ter uma nova profissão, a de ‘cat sitter’, ou babá de gatos. Ela cuida dos gatinhos da pedagoga Maiara Barreto, mãe de uma menina com transtorno do espectro autista. À repórter Bianca Vieira, Maiara conta como a companhia dos gatos é importante para a filha. “Tem vezes que fico muito emocionada, porque a gente fala de um hiperfoco e é uma criança que tem o gato como primeira forma de comunicação”, conta.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 16, vai ao ar logo após ‘Estrela da Casa’.