Globo Repórter conta a história de brasileiros que vivem em conexão com a natureza
Entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, uma trilha de mais de quatro mil quilômetros que percorre um trecho da Serra Geral, localizada entre o Parque Estadual do Desengano (RJ) e o Parque Nacional dos Aparados da Serra (SC), e toda a Serra do Mar, conecta homem e natureza. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 23, percorre o Caminho da Atlântica e revela as histórias de pessoas que vivem o encanto da conexão com a terra, sintonizada com as matas, cachoeiras, os animais e as estrelas.
“Foi uma experiência mágica e também uma oportunidade para eu me conectar com a natureza. Vamos mostrar como diferentes pessoas encontraram maneiras diversas de criarem essa conexão e a diferença que isso faz na vida delas, no cotidiano. Acho que o que a gente realmente quer é ser aquele estalo para quem está em casa começar a olhar em volta e perceber a beleza da natureza que temos tão perto”, diz a repórter Lilian Ribeiro, que comanda as reportagens.
Aos pés de um jequitibá, o agrônomo Guilherme Stutz fincou a sua vida. Há onze anos ele mora com os filhos e a esposa Nina Celli, biológa, em meio à Mata Atlântica e, com muito orgulho conta como transformou dez hectares de pasto em uma linda agrofloresta. Desde pequeno, Guilherme tem contato com a natureza, tal qual o personagem José Inocêncio, da novela ‘Renascer’, que passou parte de sua vida nas plantações de cacau do avô, no Sul da Bahia.
A história do personagem da novela se mistura com a do ator Marcos Palmeira, ativista ambiental, que revela à repórter Lilian Ribeiro como nasceu sua ligação com a terra, aos 16 anos, quando morou em uma aldeia xavante, no Mato Grosso do Sul, e como se envolveu com o mundo da agrofloresta, dos orgânicos e da preservação ambiental. Marcos Palmeira tem uma fazenda em Teresópolis, na Região Serrana do Rio e duas RPPNs – Reserva Particular do Patrimônio Natural. “Vivi em uma comunidade indígena e foi ali que minha vida mudou completamente. Precisamos ter respeito por nós, por nossos ancestrais, nossas avós, por ser saudável e usar o sentido verdadeiro da palavra saúde. Eu estou plantando e germinando isso na cabeça de um, de outro. Temos uma enciclopédia em volta da gente”, reflete o ator aos pés do jequitibá-rei de ‘Renascer’, localizado no Parque Estadual dos Três Picos.
Um dos principais privilégios de ser criado na cidade de Santa Maria Madalena, no estado do Rio, é a possibilidade de ver constelações, estrelas e meteoros com clareza. É no Parque Estadual do Desengano que fica o primeiro Dark Sky Park da América Latina, um local cercado por montanhas que tem um dos melhores níveis de escuridão para visibilidade dos astros. A repórter Lilian Ribeiro conhece a guia de turismo Cristiana Rizzetto, que faz parte do clube de astronomia da cidade e ganhou uma estrela com seu nome.
Na vida de Odionio Faltz, apelidado de Johnny, a natureza está por todos os lados. Descendente de suíços, o jovem decidiu explorar as terras da Região Serrana do Rio, virou guia turístico e orienta visitantes a conhecerem os segredos do Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo. Para mostrar as belezas da região, a equipe de reportagem acompanha Johnny em uma aventura com destino ao Pico do Peito do Pombo, que fica a 400 metros de altitude.
Professora aposentada de Técnicas Agrícolas, apaixonada pelo tema da Preservação Ambiental, Lucia Jatobá mora em um paraíso: a reserva Shangri-La, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, localizada no Sana, distrito do município de Macaé, conhecido como o Paraíso das águas. A professora conta como conheceu esse lugar e se tornou uma protetora das nascentes que brotam na reserva.
O programa ainda revela a história de Dom Luiz, um dos pioneiros do reggae brasileiro, que conheceu sua esposa, Patrícia Figueira, em um festival nos anos 80. Os dois se apaixonaram e decidiram abandonar a rotina de shows para viver cercados pela Mata Atlântica. O casal teve dez filhos, todos nascidos em casa, de parto natural, e criados em meio à natureza. Foi na mesma região que o artista circense Fabiano Freitas descobriu a arte e a vontade de viver em meio à natureza, após sair de um emprego em uma multinacional e construiu um circo em seu próprio quintal.
Já na casa de Gilmar Carino, o Mazinho, e da mulher Claudia Duque Estrada, produtores rurais apaixonados por bichos, uma relação inusitada é cultivada. Mazinho é ‘pai de criação’ da Baronesa, uma vaca da raça Nelore, adotada quando ainda era pequena.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 23, vai ao ar logo após o programa ‘Estrela da Casa’.