TV

Globo Repórter atravessa o Canadá de leste a oeste sobre trilhos

Logo do O Globo Repórter, da tv Globo
Uma experiência diferente, entre paisagens deslumbrantes e muitas aventuras. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 31, atravessa o Canadá, segundo maior país do mundo em extensão territorial, da costa leste à costa oeste a bordo de um trem. O repórter Rogerio Coutinho viaja 4.466 quilômetros durante quatro dias e quatro noites, de Toronto a Vancouver, e desvenda as histórias e belezas de cada parada do trajeto e das pessoas que constroem o país.
Do Oceano Atlântico ao Pacífico, uma construção épica mudou o mapa da América do Norte. Em 1887, foi uma ferrovia que conectou povos e formou o Canadá. O ‘Globo Repórter’ inicia a viagem na maior cidade do país, a cosmopolita Toronto, coração financeiro e grande centro cultural. Mas antes de embarcar no trem que irá levá-lo de costa a costa, Rogerio Coutinho vive a experiência de caminhar pelo lado de fora da torre CN Tower, o ponto mais alto do país.
O embarque para a travessia, que vai passar por cinco províncias, é feito na ‘Union Station’, estação que recebe 250 mil passageiros por dia. No percurso, cenários impactantes, lagos cristalinos e diversos animais, como o castor, um dos símbolos oficiais do Canadá. Em uma das paradas, um teleférico leva a equipe à Montanha Whistler, onde o repórter vive o sonho de ver neve pela primeira vez. Em outro ponto, há uma hora de Vancouver, Coutinho se aventura em um bungee jump de 50 metros de altura, em contato direto com a natureza.
“É um programa que traz riqueza de informação e muita diversão. Os canadenses têm uma relação muito interessante com a natureza e com experiências que envolvem adrenalina. Foi incrível atravessar o segundo maior país do mundo de trem, viver a experiência de saltar de bungee jump e ainda poder ver neve pela primeira vez. Era um sonho e o meu trabalho me proporcionou isso. Fiquei encantado com a diversidade de paisagens que a gente encontra no caminho. Montanhas, fazendas, lagos, floresta, animais, tudo isso em um trajeto incrível”, afirma. 
Ao longo da viagem sobre trilhos, são oferecidos café, almoço e jantar. Com um menu sofisticado, a cozinha produz cerca de 180 refeições por dia. Rogerio Coutinho mostra os desafios de cozinhar no balanço do trem e apresenta a estrutura dos vagões que recebem e acolhem pessoas de diversos lugares.
Atualmente, mais de 130 mil brasileiros vivem no Canadá. Capital da província de Ontário, a cidade de Toronto se revela como uma grande manifestação cultural, diversa e cheia de atrativos. Em alguns bairros é a arte de rua que domina as paredes e fachadas. E é dessa arte que vive um goiano que, ao chegar no país, começou a trabalhar como pedreiro, mas seguiu seu sonho e hoje vê a sua arte espalhada pela cidade.
O chefe pernambucano Adeilton Pereira de Melo aguça o paladar dos canadenses com quitutes cheios de brasilidade. Ele chegou ao país em 2006 com uma mochila e 700 dólares no bolso para trabalhar em uma padaria. Dali, ingressou no mundo da gastronomia, se especializou e hoje tem a sua própria confeitaria, que recebe mais de 500 clientes por dia.
Vancouver também reúne a maior comunidade chinesa do Canadá, com quase 30% da população. O programa mostra o bairro de ‘China Town’, que apresenta uma mistura de tradições. Na viagem até Vancouver, a equipe passou por quatro fusos horários diferentes. As paradas acontecem em cidadezinhas que mostram um pouco das tradições desses lugarejos, cheios de história.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 31, vai ao ar logo após a novela ‘Renascer’.
Avatar

Édipo Pereira

About Author

Você pode gostar

Orphan Black: Echoes
TV

Orphan Black: Echoes, série com Krysten Ritter, ganha novas imagens

A AMC divulgou novas fotos de Orphan Black: Echoes, o derivado da série que completou 10 anos na última quinta-feira
morgana a detetive genial-2a-temporada-lifetime
TV

Morgana: A Detetive Genial estreia 2ª temporada

Morgana: A Detetive Genial (HIP: High Intellectual Potencial), a série francesa de maior sucesso dos últimos anos, está de volta ao Lifetime.