Expedição Rio explora os sabores e comidas do estado
É na Baixada Fluminense que os apresentadores Alexandre Henderson e Daniella Dias começam o quinto episódio da temporada de ‘Expedição Rio’, explorando os sabores e aromas das comidas fluminenses. No programa deste sábado, dia 15, eles percorrem diversas regiões, conhecem rotas e passeios inusitados e revelam experiências gastronômicas que poucos conhecem.
A jornada começa com a dupla batendo uma laje no bairro da Chatuba, em Mesquita, seguido de um pratão de feijoada, um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. De lá, eles partem para Vargem Grande e, com os pés descalços, se conectam com o território quilombola Cafundá Astrogilda. Alexandre e Daniella conhecem a empresária Gizele Martins, chefe do restaurante que fica dentro da comunidade e é conhecido por oferecer comida afetiva e ancestral.
No Vale do Café, no Paraíba do Sul, em uma das maiores bacias leiteiras do Rio, o programa faz uma jornada gastronômica de dar água na boca. Na Rota do Queijo, a dupla visita quatro fazendas e faz uma imersão no processo de produção de queijos premiados internacionalmente, desde a matéria prima ao produto final. Ainda em Valença, na Serra da Beleza, Alexandre e Daniella visitam um restaurante que recebe um evento de ufólogos – pessoas especializadas em conhecimentos ou hipóteses acerca de objetos voadores não identificados – e experimentam a culinária local, que tem um toque mineiro especial.
Tesouro descoberto na Região Serrana do estado do Rio, mais precisamente em São Sebastião do Paraíba, o arroz-anã reúne centenas de moradores para reverenciar o cereal, seus produtores e a tradição do cultivo. Alexandre e Daniella vão até a Festa do Arroz Anã de Porto Marinho e experimentam o arroz, proveniente da agricultura familiar, cultivado pela comunidade ribeirinha sem a utilização de pesticidas e adubos químicos, orgulho para os moradores da região.
“É muito legal porque é uma atividade que vai passando de geração para geração. Lá, as pessoas não comem arroz em saco. Todo mundo consome o arroz anã, que é um misto de arroz indiano, de arroz japonês, com produção local. Várias gerações aprenderam a cultivar e muitos cultivam no quintal da casa”, conta Alexandre.
Sob a luz do luar do Parque Estadual do Desengano, que fica ao Norte/Noroeste do Rio, a dupla vive uma experiência que mistura culinária com astronomia. Eles experimentam um jantar polonês e se emocionam com a observação do céu no 1° Dark Sky Park da América Latina. Já em São João de Meriti, Alexandre e Dani são desafiados a comerem um hambúrguer gigante de 46 centímetros, com 35 carnes.
O ‘Expedição Rio’ vai ao ar neste sábado, dia 15, para o estado do Rio, interior e sul de Minas, logo após a novela ‘Cheias de Charme’.