Episódio inédito de ‘Designers do Brasil’ apresenta o estilista Lino Villaventura
Em novo episódio da segunda temporada da série “Designers do Brasil”, que vem sendo exibida com exclusividade no Curta!, o público é levado a uma jornada pelo universo criativo de Lino Villaventura, um dos ícones da moda brasileira com quase 50 anos de trajetória. A direção é de Helder Aragão (DJ Dolores), com produção da Pacto Filmes. Especialistas em moda, juntamente com o próprio Lino, são os entrevistados.
A carreira de Lino é marcada por uma abordagem “decolonial” à moda, que se desenvolveu antes mesmo do termo ser difundido no cenário fashion. A curadora Adélia Borges explica que isso significa que o estilista não se limitou a seguir as tendências das grandes capitais da moda, como Paris, Milão ou Nova York; em vez disso, ele se inspirou intuitivamente em suas raízes amazônicas, onde nasceu, e nas do Nordeste, onde vive.
A produção revela que o estilista nunca fez um curso formal de moda, e que define seu trabalho como “algo que vai além da alta costura”. Lino se destaca por uma atuação diferenciada e de excelência na qualidade, optando frequentemente por tecidos nacionais em vez de importados. Seu amor pela textura e a capacidade de domar até mesmo “os tecidos mais rebeldes” são evidentes em suas criações. Ele expressa respeito pela natureza dos tecidos, moldando-os em manequins, explorando os limites do possível para criar volumes de impacto.
Para Lino, um desfile de moda não deve ser uma apresentação casual, mas sim uma experiência cenográfica. Ele acredita que o papel fundamental deste tipo de evento é o de comunicar. “É como se cada desfile fosse um filme, com os modelos desempenhando o papel de atores, a trilha sonora representando o diálogo e a passarela sendo o palco da ação”. O designer entende que o desfile é a oportunidade de tridimensionalizar e comunicar de forma tangível o que se passa na mente do criador.
O estilista já fez figurinos para espetáculos de dança, teatro, shows musicais e filmes. Entre os músicos, cita Ney Matogrosso, de quem tem grande admiração. Para Lino, “a moda é transformadora. Ela representa a resistência e o contraste, impulsionando e capacitando as pessoas a se tornarem verdadeiramente quem são”.
“Designers do Brasil” é uma produção da Pacto Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Cada episódio entra no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br, no dia seguinte a exibição no canal. Novos assinantes que se inscreverem através do site têm sete dias de degustação gratuita. A estreia é na Terça das Artes, 17 de outubro, às 20h30.