Netflix

Dra. Cha | 8 lições que aprendemos com a série coreana

dra.-cha-serie-sul-coreana-netflix-1a-temporada

Disponível entre as séries coreanas da Netflix, Dra. Cha acompanha a história de uma mulher que, vinte anos após abandonar a profissão na área da medicina, se vê frustrada com a vida, na qual é tratada como alguém a serviço da família, deixando para escanteio suas próprias vontades e necessidades.

A produção traz personagens bastante característicos do nosso dia-a-dia, então pode ser por isso que ela está sendo uma das mais assistidas na Netflix, pois sua trama aponta para coisas que acabam fazendo com que o espectador se identifique.

Desse modo, separamos 10 lições valiosas que Dra. Cha pode nos ensinar. Confira:

Se valorize

Cha Jung-sook (Uhm Junghwa), nossa protagonista, passou décadas sem considerar seu próprio valor dentro da família, apenas servindo a todos para receber ingratidão e desprezo como “pagamento”: as bolsas que usava era apenas as que a sogra dava embora, assim como suas roupas. Tudo isso para não sobrecarregar o cartão de crédito do marido, sendo que ela abandonou sua profissão justamente para prover ao lar.

Cuide de si

Quando um problema de saúde quase a leva à morte, ela passa a enxergar sua importância com outros olhos. Não ter feito essa auto valorização fez com que ela sofresse consequências físicas severas, chegando a necessitar de um transplante de fígado para continuar vivendo. E quem aqui não vive em situação parecida, negligenciando a saúde para perpetuar um sistema que só beneficia outras pessoas ao invés de si mesmo?

Antes tarde do que nunca

Um tema pertinente de Dra. Cha é o quanto a idade é importante para um cultura fomentar o preconceito na sociedade, e a sul-coreana não fica de fora dessa prática (tomemos como medida a predatória seleção de talentos para grupos de k-pop). Aos quarenta e seis anos, Cha Jung-sook possui vitalidade e beleza de sobra para viver e ser feliz, e isso nada tem a ver com sua idade

Olhe para seus filhos

Cha e Seo In-ho possuem dois filhos, um menino e uma menina, que claramente estão passando por uma pressão para além do normal. A filha claramente possui seus sonhos atuais no mundo da arte, mas está sendo obrigada a seguir a carreira de medicina imposta pelo pai, enquanto o filho, mesmo habituado à área, sente um forte distanciamento afetivo por parte de Seo In-ho.

Além disso, a forma como tratam a mãe, ou seja, reproduzindo a subserviência exigida pelo pai, mostra que eles se tornarão pessoas de difícil relação no futuro, quando as frustrações mais fortes da vida chegarem.

Se posicione e se imponha, Dra. Cha!

Ao conseguir mudar a chave da sua vida, Cha Jung-sook passou a se posicionar sobre o que acontece ao seu redor, deixando claro suas opiniões e o que a está ferindo dentro daquele sistema familiar corroído. Mas isso apenas não basta para ela ser feliz, então ela passou também a se impor perante a esses posicionamentos, para que sua visão e necessidades possam prevalecer. 

Um exemplo disso é quando ela decide voltar para a área de medicina e seu marido se coloca totalmente contra, a chamando de velha para a profissão. Ao invés de se retrair após o posicionamento, Dra. Cha foi atrás e passou no exame com nota quase perfeita.

Coragem para mudança

Para tomar as atitudes que está tomando, é preciso muita coragem. Primeiro porque estamos rompendo com um ciclo muito viciado, no qual as pessoas beneficiadas lutarão e gritarão contra você ter autonomia, ou seja, cuidar de si. Por mais bizarro que possa parecer, isso pode partir de pessoas que você nutre um alto nível de confiança como marido, filhos, sogra, mãe… e por aí vai.

Perdoe-se

Uma das travas que Cha Jung-sook tem é uma suposta gratidão que ela deveria ter com o marido, que assumiu sua responsabilidade e cuidou dela e das finanças quando ela engravidou. Ao invés de assimilar isso como se deve, em outras palavras, que o marido fez nada além de sua obrigação, Cha passou a se sujeitar cada vez mais à vontade do patriarca, abdicando da própria vida. 

Só quando ela se perdoou, ou seja, entendeu que ela não era a culpada por aquela situação, é que ela pôde seguir em frente e romper com o sistema.

Permita-se

Se posicionar, se impor, mudar e se perdoar não adianta de nada se você não permitir-se viver novas experiências, e na série isso é representado na relação da Dra. Cha com o médico bonitão Roy Kim (Min Woo-Hyuk). Com ele, ela vive novas situações, mostrando que o novo não possui limite de idade.

Avatar

Édipo Pereira

About Author

Você pode gostar

Cidade-Invisivel-2a-temproada-netflix
Netflix

Cidade Invisível | 2ª temporada estreia na Netflix

A Netflix estreou a 2ª temporada da sua série de sucesso Cidade Invisível, criação de Carlos Saldanha e estrelada por
a-sogra-que-te-pariu-2a-temporada-netflix-capa-inseries
Netflix

As séries que chegam na Netflix em abril de 2023

A Netflix divulgou seus principais destaques para o mês de abril de 2023, com destaque para as novas temporadas de