Coisas Daqui, com Felipe Rameh, estreia no GNT
A partir deste domingo (11/08), o GNT passa a exibir em sua grade o programa “Coisas Daqui”, apresentado pelo cozinheiro Felipe Rameh. Com produção da Camisa Listrada BH, direção de João Flores e roteiro de Ana Abreu, os episódios apresentam os bastidores, segredos, histórias e os personagens por trás da produção de diversos alimentos típicos da culinária mineira, que também fazem parte da cultura alimentar de todo o Brasil.
Cada episódio da série aborda o universo de um alimento específico, apresentando as curiosidades, costumes e tradições que envolvem sua produção de forma artesanal. A série tem como foco não apenas os sabores tão características de Minas Gerais, como goiabada, queijo Canastra, jabuticaba, fubá, verduras, quitandas, linguiça e quiabo, mas também os moradores locais envolvidos no ofício de produção dessas iguarias típicas, suas histórias de vida e costumes familiares.
“A ideia da série veio do desejo de fazer uma homenagem, ou até mesmo de prestar reverência à comida mineira, que é uma das mais deliciosas e importantes do Brasil, e também às pessoas por trás da produção dessas comidas e suas histórias. Um produto como esse, de caráter documental, nasce com a preocupação de retratar não apenas as pessoas envolvidas na produção dos alimentos, como também as heranças e ancestralidades que fazem parte desses processos. Estou muito feliz que agora este trabalho estará disponível para todo o país por meio do GNT!”, destaca a roteirista Ana Abreu, que apesar de carioca, foi quem deu a ideia para a produtora Júlia Nogueira fazer a série sobre comida mineira.
É importante ressaltar que, apesar de destacar o trabalho de importantes agentes ligados ao universo da gastronomia, “Coisas Daqui” não se trata de um programa de receitas, embora elas estejam presentes em cada episódio, mas sim de histórias que envolvem cada um dos temas apresentados a cada episódio.
“Ser o diretor e montador do “Coisas Daqui” me deixa com uma sensação forte quando ajudo a contar histórias das Minas, das Gerais, das Pias, Iaras, Rodrigos, Brunas, Lilias, Beths, Josés e muitos outros mineiros e mineiras que conhecem sua terra, origens, ingredientes e comidas. Um prazer viajar pelo estado e agora pode mostrar essas experiências para todo o Brasil.”, reforça o diretor João Flores.
“Coisas Daqui” marca o retorno de Felipe Rameh ao GNT. Há 20 anos, ele chegou a fazer duas temporadas do programa “Mesa para Dois”, com Alex Atala, com quem trabalhava na época. “Poder voltar ao canal, agora com este programa, que apresenta um pouco da visão sobre tudo que acredito, é muito gratificante”, destaca Felipe Rameh. O chef de cozinha Felipe Rameh, nasceu em Muriaé e possui uma trajetória bastante consolidada na gastronomia, com atuação em restaurantes conceituados no Brasil e no exterior. Apaixonado pela pesquisa e pelo universo da produção artesanal, ele vem se dedicando cada vez na produção de conteúdo como forma de alertar para a importância de valorizar a boa alimentação e também o pequeno produtor.
“O Coisas Daqui é um trabalho que é fruto do amadurecimento da minha rotina e das práticas que venho adotando ao longo da vida. Sempre acreditei numa cozinha que enxerga as pessoas além dos ingredientes e das técnicas. Valorizar os sabores da terra e o saber são características primordiais para a compreensão da nossa cultura. O programa é uma mistura de tudo isso. Ele possibilita um passeio por toda essa biodiversidade mineira, incluindo as paisagens, os personagens, as histórias, os sabores e a riqueza desse estado, que é um retrato muito fiel do que é Brasil com toda a sua diversidade.”, define Felipe Rameh.
Durante as expedições, a equipe do “Coisas Daqui” percorreu algumas regiões de Minas Gerais em busca das histórias e pessoas que se dedicam ao ofício da produção de forma exclusivamente artesanal. Desta forma, o apresentador acompanha o processo de preparo dos alimentos em diversas cidades do estado, conversa com produtores locais, seus parentes, vizinhos e funcionários, e experimenta os produtos, guiando o espectador por uma viagem de sabores e pelo panorama da produção artesanal mineira. Além disso, o chef e seus convidados ainda preparam pratos utilizando as iguarias apresentadas em cada edição. Todas as receitas apresentadas ficam disponíveis no site: www.receitas.com
“É importante observar que a importância da gastronomia mineira para o mundo. Mesmo com o passar do tempo, Minas Gerais conseguiu preservar essa ligação muito forte com a terra e com as tradições, possibilitando o surgimento de uma gastronomia muito diversa, incluindo a cozinha de quintal, a cozinha tropeira, além de influências e um legado das cozinhas portuguesa, indígena e africana”, finaliza.