Choque entre indígenas e europeus é tema de episódio inédito de Histórias da Gente Brasileira
O segundo episódio de Histórias da Gente Brasileira, série inédita e exclusiva do Curta! e do CurtaOn – Clube de Documentários, enfoca o encontro entre as diversas culturas dos indígenas que habitavam o Brasil nos primeiros anos da colonização e a dos portugueses que aqui chegaram. A apresentação é da historiadora Mary Del Priore, autora da coleção de livros que inspira a série. A proposta é contar a história do Brasil através da experiência cotidiana de seus habitantes. Entre os temas, estão “Asseio”, “Desejo”, “Paladar”, “Infância” e “Moléstias”.
Intitulado “Colônia – Selvagem, quem?”, o capítulo mostra um conflituoso panorama entre os próprios indígenas e deles contra europeus — não apenas portugueses, mas também franceses e holandeses. Entre Tamoios, Caetés e Tupinambás, histórias de guerra, de etnias dizimadas e até de mulheres violentadas: “O brasileiro é fruto do desencontro violento entre os colonizadores e as mulheres indígenas […] As primeiras mulheres europeias que pisaram no Brasil, que vieram para ficar aqui, chegaram em 1550. (Antes) só vinham homens, que provavelmente se satisfaziam com as mulheres indígenas que aqui estavam. Os filhos que nasciam desse desencontro eram os que nós podemos chamar de primeiros brasileirinhos”, diz o escritor Daniel Munduruku.
Dirigida por Beca Furtado, a série se desenvolve de forma cronológica, começando a partir dos tempos coloniais, passando pelo Império e chegando até o início da República. Ao longo de 26 episódios, outros historiadores e demais especialistas, além de Del Priori, vão apresentando curiosidades, visões de mundo de outras épocas e reflexões; entre eles, Alberto Mussa, Luiz Antônio Simas, Rodrigo Faour e João Barone. Costurados, esses depoimentos desenvolvem a narrativa de cada episódio, ao lado de performances de atores que ajudam a ilustrar o que está sendo contado.
Histórias da Gente Brasileira é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 1º de março, às 23h30.