Avatar 2 está chegando na Disney+: 5 coisas pra você lembrar antes de assistir
Avatar: O Caminho da Água chegou aos cinemas mais de uma década após o lançamento do longa original e no dia 7 de junho estará disponível para os assinantes Disney+. Nesta nova trama, também dirigida por James Cameron, a família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos) deve enfrentar novos desafios e tentar se manter a salvo das ameaças que os perseguem.
Algo marcante do famoso filme de 2009 é a tecnologia usada em sua criação. Por isso, antes de assistir ao novo Avatar, reveja os 5 segredos de como foi criado o universo mágico de Pandora.
Quantos anos James Cameron levou para produzir Avatar?
Conforme publicado pelo Collider, James Cameron contou que a ideia de Avatar surgiu em 1994. No entanto, como a tecnologia da época não era adequada para o que ele queria fazer, o desenvolvimento do filme começou no início de 2006.
O longa-metragem estreou no final de 2009 e rapidamente se tornou um sucesso de bilheteria.
Em entrevista ao Collider, James Cameron revelou que começou a fazer Avatar: O Caminho da Água em 2017 e, por isso, demorou quase 5 anos para tê-lo pronto para sua estreia.
Avatar contou com uma tecnologia revolucionária
Para fazer o filme, James Cameron usou tecnologia de captura de movimento e imagens geradas por computador.
Para as cenas que mostram a tribo Na’vi, os atores tiveram que usar trajes especiais a fim de fazer com que a câmera acompanhasse cada um de seus passos.
Apesar de não ser a primeira produção 3D da história, Avatar popularizou o formato, que depois se tornou uma opção recorrente para se ver filmes no cinema.
Como foram criados os Banshees
Os Banshees são grandes predadores aéreos e uma das criaturas mais famosas que habitam Pandora.
“Demoramos quase dois anos para chegar à versão final dos Banshees”, contou James Cameron em um especial na parte de conteúdos extras de Avatar, disponível no Disney+.
O diretor explica que eles foram inspirados por um grande número de animais, como barracudas, águias, cobras e até morcegos. Para suas cores chamativas, a equipe analisou as cores de sapos venenosos e peixes de recife.
Como foram criados os trajes da tribo Na’vi
Também nos extras do filme, John Harding, figurinista que trabalhou em Avatar, conta que o objetivo era criar vestuários inéditos.
Apesar da maioria das roupas vistas na produção serem feitas digitalmente, objetos reais foram usados como referência para criá-las.
Para se inspirar, a equipe realizou pesquisas em regiões tribais do mundo, como África, México, América Central e Indonésia.
Como foi feita a trilha sonora de Avatar
O compositor musical do filme foi James Horner, que usou vários instrumentos musicais, mas alterados de forma eletrônica para obter um efeito diferente do original. A explicação está na seção de extras de Avatar, disponível no Disney+.
“A primeira coisa que Horner fez foi trazer um especialista em música étnica para coletar vozes e sons de diferentes partes do mundo. Então, ele me mostrou tudo isso e transformou na melhor trilha sonora”, diz Cameron.
Além disso, James Horner trabalhou com dois cantores profissionais que gravaram um grande número de sons da língua Na’vi para integrar nas canções.