A epidemia de depressão é analisada por documentário
O documentário francês “Depressão, uma epidemia mundial?” procura responder a pergunta: como as nossas sociedades começaram a produzir depressão em larga escala? Com produção da Arte France e direção de Michèle Dominici, o filme traz depoimentos de médicos, psiquiatras e cientistas sociais e enfoca casos de depressão em seis países — Alemanha, França, Japão, Suíça, Grécia e EUA — para conseguir respostas.
O filme compara contextos sociais de diferentes países: enquanto, no Japão, a sobrecarga de trabalho tem sido o fator mais associado à depressão, na Grécia, o desemprego e o aumento da miséria são os maiores deflagradores da doença.
Um caso emblemático narrado no filme foi o de uma empresa japonesa responsabilizada judicialmente pelo suicídio de um funcionário motivado por excesso de trabalho. Os pais desse jovem trabalhador que sucumbiu à depressão estão no rol de entrevistados, que inclui o diretor do Departamento de Saúde Mental da OMS, Shekhar Saxena, o diretor da Aliança Europeia Contra a Depressão, Ulrich Hegerl, os psiquiatras Allen Frances, Jerome Wakefield e Laurence Kirmayer, o filósofo da ciência Steeves Demazeux, entre outros especialistas. A exibição é no dia temático “Quintas do Pensamento”, 21 de dezembro, às 23h.